Os serviços aqui apresentados podem ser implementados isoladamente ou de maneira articulada. A Martins Pereira está apta a desenvolver outros projetos e programas relativos à responsabilidade social de acordo com os interesses e as necessidades de seus clientes e do grupo a ser por eles beneficiado.
Educação em sexualidade e cidadania
Pioneira no trabalho sobre sexualidade com jovens, educadores e profissionais da rede de atenção à criança e ao adolescente (a empresa realizava projetos sobre o tema quando questões concernentes ao assunto ainda eram consideradas tabus intransponíveis), a Martins Pereira criou uma metodologia que une educação afetiva e sexual à promoção da cidadania como forma de superação das desigualdades. Formatado em consonância com o que organismos como a ONU, a Unesco e o Ministério da Saúde consideram como conceitos e práticas fundamentais em ações dessa natureza, o “Educação em Sexualidade e Cidadania” atua com o jovem e os pilares que o sustentam: escola, família e comunidade. O principal objetivo é fortalecer o desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes contribuindo, assim, para o desenvolvimento da comunidade como um todo. Os consultores da Martins Pereira que atuam na implantação dessa metodologia possuem especialização em sexualidade e estão em constante atualização de seus conhecimentos.
Formação de agentes de desenvolvimento humano e social
Destinada aos jovens a partir dos 16 anos, essa ação é constituída por atividades formativas e trabalho voluntário supervisionado em instituições e projetos sociais. O principal objetivo é formar jovens capazes de participar do desenvolvimento de suas comunidades a partir de uma atuação construtiva e solidária. Ao final, espera-se que os beneficiados estejam preparados para atuar como líderes juvenis e multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, se inserirem no mercado de trabalho e contribuírem para a geração de renda do bairro ou do município, dentro de uma perspectiva solidária e de participação social ativa.
Advocacy em políticas públicas de juventude
Em parceria com a ONG Ágere – Cooperação em Advocacy, sediada em Brasília, a Martins Pereira promove cursos, oficinas e consultoria na formulação e execução de políticas públicas para a juventude. O objetivo é formar agentes sociais e gestores públicos aptos a acompanharem os governos e os congressistas, serem multiplicadores do conhecimento adquirido e terem uma postura participativa e mobilizadora na busca pela consolidação dos direitos dos jovens.
Formação de conselheiros de juventude
Esse projeto, também destinado aos jovens, visa capacitá-los e incentivá-los a atuarem junto ao poder público, principalmente na esfera municipal. Por meio de uma metodologia participativa, criativa e sistemática, o “Conselheiros de Juventude” convoca e mobiliza adolescentes interessados em influenciar os rumos das políticas públicas de juventude de sua cidade. Jovens e educadores passam por um curso de formação em que é oferecida uma sólida discussão sobre a situação da juventude brasileira, trabalho, lazer, culturas digitais, identidades minoritárias, participação e movimentos sociais. Também é colocado em debate o, ainda em construção, Plano Nacional da Juventude e a articulação de prioridades nacionais que estão sendo discutidas nas Conferências Nacionais de Juventude. Além disso, os jovens são convidados a criar estratégias de mobilização da juventude de seus municípios e a elaborar propostas de acordo com a realidade local.
TICs – um olhar mais afetivo
A Martins Pereira vem desenvolvendo, desde março de 2010, expertise no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na educação.
Atualmente, o sistema de ensino brasileiro ainda vislumbra as TICs apenas como ferramentas pedagógicas e objetos de estudo, que propiciam e aceleram processos de aprendizagem, visando, sobretudo, a melhoria dos resultados educacionais. Na Martins Pereira, no entanto, é adotada a crença de que, além do uso como ferramenta pedagógica, as TICs podem ser grandes aliadas na promoção da inclusão social e, principalmente, utilizadas como meio de articulação entre informação e conhecimento, entre ensinar e aprender, na constante construção do saber.
Assim, o projeto “TICs – Um olhar mais afetivo” visa incentivar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como ferramenta educacional e espaço transformador, onde são trabalhados temas do universo juvenil, como “pré-conceitos”, relações familiares e cidadania, contribuindo para aproximar os educadores dos educandos, diminuindo a exclusão digital e acelerando a aprendizagem. Dessa forma, as potencialidades das TICs tornam-se várias, inclusive como espaço de expressão e de criação a serviço de um sistema educacional horizontal e mais afetivo.
Este olhar diferenciado sobre as TICs faz com o que o projeto vise à transformação da aprendizagem, sobretudo nos contextos de maiores carências, socioeconômica e socioafetiva, de altos índices de violências de todas as naturezas e de frustrações pedagógicas. Nestes contextos de fragilidade, as Tecnologias da Informação e da Comunicação convertem-se em fatores de interação social, criativa e colaborativamente, contribuindo para a melhora da autoestima, da motivação e do interesse dos jovens e dos educadores, que passam não apenas a dominar as ferramentas e a linguagem das TICs, como se tornam aptos a conduzirem os adolescentes também nessa descoberta e em seu desenvolvimento como indivíduo.