quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vale Juventude forma educadores para falar com jovens de J. Camburi


Uma parceria da Fundação Vale com a Prefeitura Municipal de Vitória acaba de formar 30 profissionais para estabelecer o diálogo com jovens e adolescentes de Jardim Camburi sobre sexualidade, drogas, relações de gênero e cidadania, entre outras questões presentes no cotidiano da comunidade.

São educadores, agentes de saúde, profissionais da assistência social e lideranças comunitárias, todos com o mesmo objetivo do programa 'Vale Juventude', que é fortalecer as políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente já existentes no município.

A iniciativa mostra o quanto é importante que esses educadores estejam preparados para lidar com as necessidades da população jovem, falando abertamente sobre todos os assuntos, sem recriminar suas ações ou reforçar preconceitos.

A formatura dos 30 alunos da primeira turma de capacitação básica do Programa aconteceu no dia 9 de dezembro, no Parque Botânico da Vale, junto à assinatura do convênio com a prefeitura. O grupo é formado por diferentes públicos: ligados às escolas públicas, unidade de saúde do bairro, Centro de Referência da Juventude, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), além do corpo técnico das secretarias municipais.

O processo de formação teve início em 19 de fevereiro e durou 80 horas, divididas em quatro etapas de 20 horas cada. Nessa última etapa, realizada em dezembro, o grupo elaborou projetos de atuação junto à juventude e que serão implementados em 2012. No processo de implementação, os formandos serão acompanhados pela Martins Pereira Consultoria Educacional, parceira da Vale no programa.

A partir dessa aproximação com os jovens, os educadores podem incentivá- los a se mobilizar para conseguir ainda mais representatividade junto ao poder público. Um levantamento feito entre jovens de Jardim Camburi pela Fundação Vale mostrou que há uma carência grande de espaços públicos de lazer e de expressão. A expectativa é que, quando se sentirem acolhidos pelo poder público, esses adolescentes e jovens vão ser ainda mais capazes de acompanhar e cobrar políticas que atendam a seus interesses.

O Vale Juventude em Jardim Camburi conta com a parceria das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Vitória, incluindo quatro escolas, uma unidade de saúde, o CRAS e o Centro de Referência da Juventude local. Desde que foi lançado, há 10 anos, o Vale Juventude já formou cerca de 3 mil profissionais que atuaram junto a quase 52 mil adolescentes e jovens de todo o país.

Sobre o Vale Juventude

O Vale Juventude é uma parceria da Fundação Vale com a Martins Pereira Consultoria Educacional e as prefeituras das 17 cidades onde é desenvolvido. O programa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes e jovens como sujeitos de direito, através da implantação de ações educativas sobre sexualidade, saúde sexual e reprodutiva, prevenção ao uso indevido de drogas, prevenção das violências e sensibilização da família.

O programa, que tem como porta de entrada a educação em sexualidade e cidadania, é trabalhado por meio de ações educativas desenvolvidas nas escolas, nas unidades de saúde e de assistência social próximas às instituições de ensino, com o objetivo de fortalecer espaços de participação social de adolescentes e jovens, o que facilita seu desenvolvimento como sujeitos de direitos.

Fonte: Jornal Empresarial - Edição 16 

Nenhum comentário:

Postar um comentário