O tema "Jovem, Empreendedorismo e o Trabalho" foi discutido durante o último dia do I Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos, no dia 30 de março. A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, foi expositora da mesa e apresentou a atual situação do segmento juvenil em relação ao trabalho decente e seu protagonismo no mercado de trabalho.
A mesa de debate também foi composta pelo presidente da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), Tiago Mitraud, e pelo coordenador geral do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Políticas de Juventude, Oteniel Almeida. O debate foi conduzido pelo presidente da Associação Brasileira de Municípios e prefeito de Várzea Paulista (SP), Eduardo Tadeu.
"O país está possibilitando com que os jovens sonhem. Hoje, 65% dos universitários têm vontade de empreender", afirmou o presidente da Brasil Júnior. Ele também informou que faixa etária de empreendedores que mais cresce no Brasil é a de jovens entre 18 a 24 anos. Para Tiago Mitraud, hoje o jovem ocupa um papel de empregador e gerador de renda e suas ideias de negócio devem ser estimuladas. "Se fomentarmos e dermos condições aos jovens, com certeza teremos grandes benefícios", disse.
Em sua exposição, Severine Macedo destacou a importância da atuação do jovem na "nova classe média brasileira" e o contraste de indicadores como o desemprego e falta de condições de trabalho. "O jovem é um sujeito de direitos e devemos aproveitar o bônus demográfico do segmento juvenil para potencializarmos o desenvolvimento sustentável do país", afirmou. A promoção do empreendedorismo da juventude rural e a necessidade do estímulo aos jovens do campo também foram lembrados pela secretária. Ela ainda ressaltou que a discussão sobre a equidade no mundo do trabalho está na agenda da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República, uma vez que mulheres e negros, por exemplo, ainda têm condições desiguais no mercado de trabalho.
A secretária de juventude destacou os benefícios e avanços das iniciativas do governo federal para o público juvenil, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Campo (Pronatec/Campo). Até 2014, o programa ofertará 180 mil bolsas para jovens e adultos através de iniciativas que envolvam a educação profissional e tecnológica. Severine Macedo também reafirmou o compromisso da SNJ com as iniciativas para a autonomia e emancipação da juventude previstas no Plano Plurianual de 2012 a 2015 (PPA).
O PPA prevê, entre suas ações, estimular e fomentar a geração de oportunidade de trabalho, emprego e renda, por meio de maneiras integradas de qualificação direcionadas à gestão e incubação de negócios no âmbito do ProJovem, de forma articulada ao Programa de Microcrédito. A capacitação de 50 mil jovens moradores de áreas rurais para a inserção produtiva e o desenvolvimento sustentável do campo, até 2015, também é uma meta do Plano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário