De cada 100 brasileiros com idades entre 18 e 24
anos, 36 abandonam os estudos antes de concluir o ensino médio. O dado
integra o Censo Demográfico 2010 e foi divulgado nesta quarta-feira pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora a taxa
de abandono escolar nessa faixa etária tenha caído 11,5 pontos
porcentuais entre 2000 e 2010, ainda não há motivo para comemoração.
Isso porque o índice mais recente, de 36,5%, supera em dez pontos
porcentuais o registrado, por exemplo, em Portugal, país que em 2010 era
apenas o 27º colocado na avaliação internacional Pisa (o Brasil era o
53º). Quando comparados a resultados de nações como Suíça e Suécia (14º e
19º no Pisa, respectivamente), os números brasileiros tornam-se ainda
mais preocupantes: a taxa de abandono por aqui é quase seis vezes
superior à medida nas duas nações europeias.
Os dados por gênero mostram diferença significativa
entre jovens do sexo masculino e feminino. Entre os brasileiros, o
índice de abandono escolar chega a 41,1%, ante os 32% medido entre
mulheres.
O estudo traz outro dado alarmante: dos jovens que
abandonam a escola, pouco mais da metade (52,9%) não chega a completar o
ensino fundamental. Outros 21,2% chegam a ingressar o ciclo médio, mas
interrompem os estudos antes da conclusão. Os 25,9% restantes, de acordo
com o IBGE, correspondem a pessoas que deixaram os estudos de lado após
finalizar o 9º ano do ensino fundamental ou aos aos jovens sem
instrução formal.
Diferenças territoriais – Os municípios que
apresentam as menores taxas de abandono estão localizados na região Sul e
no estado de São Paulo. São vinte cidades, com índices variando entre
6,5% a 17,2%. Do outro lado da lista, a pior situação é verificada na
cidade de Doutor Ulysses, no Paraná: lá, mais de 80% dos jovens param de
estudar antes concluir o ensino médio.
Em consequência do abandono, é grande o número jovens
que não cursam a série adequada à sua idade. Segundo o IBGE, apenas
47,3% dos estudantes com idades entre 15 e 17 anos estão no ensino
médio. Em alguns municípios, o índice é assustador. É o caso de Melgaço
(PA) e Atalaia do Norte (AM), em que cerca de 5% dos jovens estão na
série adequada.
Os dados recém-divulgados pelo IBGE sobre a educação
brasileira vão ao encontro de outro estudo do IBGE, lançado no fim de
novembro, que apontou o ensino médio como a etapa mais problemática da
educação básica. O relatório revelou que 48,2% dos jovens entre 15 e 17
anos de idade não estavam na série escolar apropriada. O número difere
do apresentado agora (47,3%) porque mesclava dados da Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011 com informações fornecidas pelo
Ministério da Educação (MEC). Agora, com o Censo Demográfico 2010, os
dados contemplam toda população.
Fonte: Revista Veja
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